O Caçador, o Macaco e os Amendoins

O texto a seguir é uma maneira de demonstrar como Deus traz relevância aos fundamentos neotestamentários.

Publicado em: 18/10/2011, na categoria: Artigos

Por Dr. Ralph Neighbour

Você já ouviu falar do caçador que encontrou uma maneira de capturar macacos? Ele amarrou uma garrafa de vidro de pescoço estreito ao tronco de uma árvore e colocou amendoins dentro da garrafa. O macaco via os amendoins, escorregava sua mão pelo pescoço da garrafa e agarrava os amendoins. Seu punho fechado não lhe permitia retirar a mão. Ele ficava lá por horas, agarrado aos amendoins, até que o caçador vinha e o pegava.

É incrível ver os valores a que os crentes tradicionais se agarram, em vez de libertá-los e deixá-los ir. Os amendoins são bastante convencionais: o clero é superior aos leigos; “igreja” é um prédio onde nós servimos ao Senhor; os cultos voltados para atrair os de fora com cuidado e carinho aumentarão a frequência aos domingos, e os “pequenos grupos” devem manter os membros felizes. Pode haver variações nesses temas, mas no final eles ainda serão amendoins que impedem a manifestação do autêntico Corpo de Cristo.

O Valor Supremo: O Corpo de Cristo

O Deus triúno é um Espírito invisível. Ele não pode ser visto ou conhecido a não ser que assuma alguma forma visível. Romanos 1 explica que Ele Se revelou como Eloim, o Criador, chamando o universo à existência. Ele Se revelou como Jeová, que “serei sempre aquele sempre fui”, habitando no corpo de um homem gerado pelo Pai. Em João, Ele declarou: “porque as obras que o Pai me deu para realizar, as mesmas obras que eu faço, testificam de mim, que o Pai me enviou” (João 5.36).

Dentro da pele de Jesus vivia tanto um ser humano como Deus o Filho. As obras que Ele tinha para completar eram declarar o governo (Reino) de Deus sobre todas as coisas criadas e fazer expiação pelo pecado da humanidade. Na cruz, Ele declarou: “Está consumado!”

Mas o Pai tinha uma tarefa adicional para o Filho. Seria necessário um segundo corpo, um que pudesse existir simultaneamente em cada geração e em todas as culturas. A retirada do corpo de Jesus deste mundo foi seguida dez dias depois pelo Filho descendo em línguas Shekinah de fogo, ao entrar em Seu novo corpo. Instantaneamente Ele começou a agir para cumprir Sua tarefa final. Como Pedro explicou, Ele estava revelando Sua Presença manifesta nas peles dos membros deste novo corpo. Milhares se dobraram diante Dele e entraram no Reino para viver debaixo de Seu Senhorio.

Nós somos a ekklesia“os chamados para fora” que receberam a plenitude de Deus, que veio residir dentro de suas peles. Depois de ser batizados pelo Espírito Santo para se tornar membros do corpo, eles carregam o Cristo manifesto para dentro de seus oikoi*. De acordo com Paulo em I Coríntios 14.24-25, O próprio Cristo ativa as profecias nestes pequenos grupos para revelar a Sua Presença, fazendo os incrédulos caírem com o rosto em terra, confessando que “Deus está entre vocês”.

A Célula é o Tesouro Mais Valioso sobre a Terra Hoje

Devemos “soltar” nossas concepções erradas do tamanho de grãos de amendoim sobre a “igreja” e valorizar o que Deus valoriza: uma comunidade básica de membros do corpo cheios de Jesus, controlados pela Cabeça, expondo Sua Presença e Poder para os não crentes e para os indoutos.

Princípios chaves

  1. Todos os crentes possuem igualmente a completa justiça de Cristo.
  2. Todos os crentes podem manifestar a energeia e o charismata de Seu Poder.
  3. O evangelismo autêntico é o corpo de Cristo apresentando Sua presença manifesta a ponto de ver os incrédulos caírem sobre seus rostos e O adorarem.
  4. Cada célula, como corpo de Cristo, existe para experimentá-Lo, operando Sua libertação do poder do pecado dentro deles.
  5. Cada célula pratica sua missão primordial: ajudar a Cristo a cumprir Sua missão final: atrair todos os homens para Si mesmo. Eles não podem fazer isto por Ele; em vez disso, eles se rendem a Ele para que Ele o faça através deles.
  6. A igreja local não forma as células, as células é que formam a igreja local.

Fonte: http://www.visaomda.com/categoria/artigos/

Oikos é uma palavrinha grega que significa “casa”, “área familiar de influência”. É singular. A formaoikoi, apesar de ser transliterada assim, com “i” no final, é o plural.

Dr. Ralph Neighbour é o fundador do Ministério TOUCH Outreach e autor de 42 livros sobre liderança e grupos celulares. Dr. Neighbour, com mais de 80 anos de idade, continua a escrever, ministrar, viajar internacionalmente, assessorando igrejas. É considerado uma das maiores autoridades do movimento celular.

 

Anúncios

Sobre fabriciocarneiro

Um pecador remido pelo sangue poderoso de Jesus Cristo. Regenerado, transformado e sendo capacitado para manifestar o Reino de Deus na Terra.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s