MINHAS LAMENTAÇÕES DE JEREMIAS

Capítulo I

Todos os meus amigos se houveram aleivosamente comigo, tornaram-se meus inimigos. Vê, SENHOR,  a minha aflição, porque o inimigo se engrandece.Vê, SENHOR, e contempla, pois me tornei desprezível. Atendei e vede se há dor como a minha dor, que veio sobre mim, com que me entristeceu o SENHOR, no dia do furor da sua ira.Desde o alto enviou fogo a meus ossos, o qual se assenhorou deles; estendeu uma rede aos meus pés, fez-me voltar para trás, fez-me assolado e enfermo todo o dia.Por essas coisas, choro eu; os meus olhos, os meus olhos se  desfazem em águas; porque se afastou de mim o consolador que devia restaurar a minha alma; os meus filhos estão desolados, porque prevaleceu o inimigo.

Justo é o SENHOR, pois me rebelei contra os seus mandamentos;  Olha, SENHOR, quanto estou angustiado; turbada está a minha alma, o meu coração está transtornado no meio de mim, porque gravemente me rebelei; Ouvem que eu suspiro, mas não tenho quem me console; todos os meus inimigos que souberam do meu mal folgam, porque tu o determinaste; por que os meus suspiros são muitos, e o meu coração está desfalecido.

Capítulo II

Fez o SENHOR o que intentou; cumpriu a sua palavra, que ordenou desde os dias da antiguidade: derribou e não se apiedou; fez que o inimigo se alegrasse por minha causa, exaltou o poder dos meus adversários.

“Levanta-te, clama de noite no principio das vigílias,derrama o teu coração como águas diante da face do SENHOR; levanta a ele as tuas mãos, pela vida de seus filhinhos.”

Capítulo III

Eu sou o homem que viu a aflição pela vara do seu furor. Ele me levou e me andar em trevas e não na luz. Deveras se tornou contra mim; virou contra mim de contínuo, a mão todo o dia. Fez envelhecer a minha carne e a minha pele,  quebrantou os meus ossos. Edificou contra mim e me cercou de fel e trabalho. Assentou-me em lugares tenebrosos, como os que estavam mortos há muito. Circunvalou-me e não posso sair; agravou os meus grilhões. Ainda quando clamo e grito, ele exclui a minha oração. Circunvalou os meus caminhos com pedras lavradas, fez tortuosas as minhas veredas. Desviou os meus caminhos e fez-me em pedaços; deixou-me assolado. Armou o seu arco, e me pôs como alvo à flecha. Fez entrar em meus rins as flechas da sua aljava. Fui feito um objeto de escárnio para todo o meu povo e a sua canção todo o dia. Quebrou com pedrinhas de areia os meus dentes. Cobriu-me de cinza. E afastaste da paz a minha alma; esqueci-me do bem. Então, disse eu: já pereceu a minha força, como também a minha esperança no SENHOR. Lembra-te da minha aflição e do meu pranto, do absinto e do fel. Minha alma, certamente, se lembra e se abate dentro de mim. Disso me recordarei no meu coração; por isso, tenho esperança:

“AS MISERICÓRDIAS DO SENHOR SÃO A CAUSA DE NÃO SERMOS CONSUMIDOS; PORQUE AS SUAS MISERICÓRDIAS SÃO SEM FIM. NOVAS SÃO CADA MANHÃ; GRANDE É A TUA FIDELIDADE. A MINHA PORÇÃO É O SENHOR, DIZ A MINHA ALMA; PORTANTO, ESPERAREI NELE.”

Bom é o SENHOR para os que se atêm a ele, para a alma que o busca. Bom é ter esperança e aguardar em silêncio a salvação do SENHOR. Bom é para o homem suportar o jugo na sua mocidade; assentar-se solitário e ficar em silêncio; porquanto Deus o pôs sobre ele. Ponha a boca no pó; talvez haja esperança. Dê a face ao que o fere; farte-se de afronta.

Porque o SENHOR não rejeitará para sempre. Pois ainda que entristeça a alguém usará de compaixão segundo a grandeza das suas misericórdias. Porque não aflige de bom grado aos filhos dos homens.

De que se queixa, pois, o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus pecados. Esquadrinhemos os nossos caminhos, experimentemo-los e voltemos para o SENHOR. Levantemos o coração juntamente com as mãos para Deus nos céus, dizendo; Nós prevaricamos e fomos rebeldes; por isso, tu não perdoaste. Cobriste-te de nuvens; para que não passe a nossa oração.

Todos os nossos inimigos abriram contra nós a sua boca. Temor e cova vieram sobre nós, assolação e quebrantamento. Os meus olhos choram e não cessam porque não há descanso, até que o SENHOR atente e veja desde os céus. Como a ave, me caçaram os que são meus inimigos sem causa.Invoquei o teu nome, SENHOR, desde a mais profunda cova. Ouviste a minha voz; não escondas o teu ouvido ao meu suspiro, ao meu clamor. Tu te aproximaste no dia em que te invoquei. Disseste: não temas. Pleiteaste, SENHOR, os pleitos da minha alma, remiste a minha vida. Viste, SENHOR, a injustiça que me fizeram; julga a minha causa. Viste toda a sua vingança,todos os seus pensamentos contra mim. Ouviste as suas afrontas, SENHOR, todos os seus pensamentos contra mim; os lábios dos que se levantam contra mim e as suas imaginações contra mim todo o dia. Observa-os ao se assentarem e ao se levantarem; eu sou a sua canção.

Capitulo IV

Deu o SENHOR cumprimento ao seu furor. Os meus olhos desfaleciam, esperando vão socorro; olhava atentamente para gente que não pode livrar.

Capítulo V

Lembra-te, SENHOR, do que nos tem sucedido; considera e olha para o nosso opróbio. A nossa herdade passou a estranhos, e a nossa casa, a forasteiros. Os nossos perseguidores estão sobre os nossos pescoços; estamos cansados e não temos descanso. Cessou o gozo de nosso coração, converteu-se em lamentação a nossa dança. Caiu a coroa da nossa cabeça; ai de nós porque pecamos. Por isso, desmaiou o nosso coração; por isso, se escureceram os nossos olhos. Tu, SENHOR, permaneces eternamente, e o teu trono, de geração em geração. Por que desampararias por tanto tempo? Converte-nos, SENHOR,  a ti, e nós nos converteremos; renova os nossos dias como dantes. Por que nos rejeitarias totalmente? Por que te enfurecerias contra nós em tão grande maneira?

E ASSIM ESPERO DIARIAMENTE A MISERICÓRDIA DO SENHOR!

Sobre fabriciocarneiro

Um pecador remido pelo sangue poderoso de Jesus Cristo. Regenerado, transformado e sendo capacitado para manifestar o Reino de Deus na Terra.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

3 respostas para MINHAS LAMENTAÇÕES DE JEREMIAS

  1. Mas o Senhor um dia se levantará e nos olhará com misericórdia.

  2. O q entendo ..é q todos pecaram, e jeremias tbm esta nesse negócio,pois Deus não aflige ninguém por prazer…abraço

Deixe um comentário

